Anunciar no YouTube é muito importante porque essa plataforma de vídeos é a mais popular no mundo neste quesito.
No Brasil, milhões de pessoas acessam o site diariamente em busca de músicas, diversão e aprendizado. Se você ainda não o usa em sua estratégia de marketing, está perdendo grandes oportunidades.
Para te ajudar a anunciar no YouTube, no artigo de hoje, eu separei algumas dicas de como você pode colocar a sua publicidade paga na plataforma.
Clique aqui e descubra como vender mais no Google Ads
Motivos para anunciar no YouTube
Todos os públicos estão nele
O site recebe mais de 2 bilhões de usuários mensalmente em busca de conteúdos variados, que consomem mais de 1 bilhão de horas de conteúdo por dia.
De acordo com dados da própria plataforma, no Brasil 80% dos usuários da internet consomem conteúdo diariamente.
Os vídeos são uma tendência
Um estudo realizado pela Cisco chegou à projeção de que o conteúdo em vídeo será 82% de todo o tráfego da internet. Ou seja, vale a pena anunciar no YouTube porque a tendência é que essa rede siga em pleno crescimento.
Conheça os benefícios do Taboola Ads
O YouTube é uma grande plataforma de tráfego
Hoje, a plataforma é o segundo maior buscador na Internet e o segundo site mais acessado do mundo. Ela perde apenas para o Google.
Isso indica que, quando as pessoas querem se informar ou aprender algo, o YouTube é um dos primeiros destinos em que elas vão.
Além disso, o Google também mostra vídeos do YouTube em uma posição privilegiada quando aparecem os resultados da sua página de buscas.
Formas de anunciar no YouTube
1) In-stream puláveis
São os anúncios em formato de vídeos puláveis que podem ser exibidos antes, durante ou depois de um vídeo. Possuem esse nome porque depois de cinco segundos, o espectador pode parar com a reprodução e ver o conteúdo que estava assistindo, caso não se interesse pela publicidade.
2) Anúncios in-stream não-puláveis
A exibição acontece antes, durante ou depois do vídeo que o espectador quer assistir. Contudo, ele não pode ser ignorado, pois há uma obrigatoriedade para assisti-lo até o fim.
Ele foi pensado com o objetivo de alcance e aumento do reconhecimento de marca. Sua duração é de até 15 segundos e o pagamento é feito sobre impressões, segundo o CPM desejado.
Veja nove dicas para aumentar as suas vendas
3)Bumper ads
Aparecem antes de um vídeo começar e não podem ser saltados pelo espectador. Ele tem apenas seis segundos de duração, portanto, a mensagem precisa ser objetiva e encantadora
4) Masthead
Ele aparece na parte superior da home da plataforma. É uma ótima opção porque os usuários começam a pesquisar por algum conteúdo na página inicial, então, os vídeos inserido nessa categoria serão os primeiros a serem exibidos.
5) Anúncios de video discovery
Ficam posicionados em locais de descoberta na plataforma, como na página inicial, na lista de resultados de pesquisa e nos vídeos relacionados.
6) Anúncios out-stream
São exibidos apenas em dispositivos móveis e fora do YouTube. Portanto, os anúncios vão aparecer somente em sites ou aplicativos parceiros do Google.
Em sites, são exibidos em banners e em aplicativos ganham vários formatos, como os nativos, intersticiais, banners, em formato retrato ou tela cheia.
Veja como anunciar no Pinterest Ads
Como anunciar no YouTube?
1) Acesse o Google Ads
O primeiro passo é acessar o Google Ads e fazer o seu login, pois o YouTube pertence ao Google. Caso não tenha cadastro, faça seguindo os passos sugeridos pelo site.
2) Crie uma nova campanha
Para criar uma campanha de anúncios, clique no botão de “+” (em azul à esquerda). Depois, vá em “Nova campanha”.
3) Diga qual é o objetivo de seu anúncio
Ao passar o cursor sobre cada objetivo e deixá-lo parado, você pode ver quais canais eles serão desenvolvidos. Os objetivos que não são possíveis de anunciar no YouTube são “Promoções de app” e “Visitas a lojas e locais de produção”.
Caso pretenda fazer anúncios de visualização, você precisará inserir que o objetivo da campanha é dar acesso à Rede de Display do Google. Já se forem anúncios ignoráveis, não ignoráveis, de sobreposição, breves ou cartões patrocinados, os objetivos precisam dar acesso a vídeos.
4) Diga onde o anúncio será exibido
Eu selecionei o objetivo de “Alcance e reconhecimento de marca” para poder exemplificar. Depois, optei por “Vídeo”.
5) Coloque as configurações da campanha
Agora, dê um nome à sua campanha para que você saiba o que é ao acompanhar a performance. Em seguida, diga qual é a estratégia de lances, ou seja, a maneira que deseja pagar pelo anúncio.
Depois, diga quais são as datas de início e fim da exibição do anúncio, o orçamento, onde ele deve aparecer, os países e idiomas.
O último passo é selecionar onde você não gostaria que o seu vídeo fosse exibido.
6) Selecione as características de seus anúncios
O penúltimo passo é sobre configurações de público. Agora, você selecionará informações demográficas como idade, sexo e faixa de renda.
Em seguida, insira os interesses do público-alvo, quais são os temas associados ao seu anúncio e em que canais o conteúdo será exibido. Por fim, defina o lance de CPM/CPV que você deseja para o grupo de anúncios.
7) Faça o upload do arquivo
Agora, é a parte mais simples. Faça o upload do criativo para o YouTube e antes de publicar a campanha, lembre-se de adicionar os links, botões de CTA e outras informações necessárias.
Como encontrar alguém que saiba anunciar no YouTube?
Quer anunciar no YouTube e utilizá-lo em sua estratégia de marketing? Clique aqui, fale comigo pelo WhatsApp