Palavras-chave no Google ads: como escolher
A escolha das palavras-chave no Google Ads é uma das fases mais importantes

DATA

O Google Ads é uma das plataformas mais usadas para  fazer campanhas de anúncios na internet e é capaz de proporcionar grandes ganhos para empresas. Se você quiser ter ótimos resultados, é necessário o domínio de estratégias importantes, como a escolha das melhores palavras-chave no Google Ads para inserir na plataforma.

Escolher as palavras-chave corretamente mostra a forma que o seu público se comunica e como é o comportamento dele quando faz algumas pesquisas nos mecanismos de busca da internet.

Neste artigo, vou mostrar a você como escolher as palavras-chave no Google Ads para que seus anúncios não sejam apenas encontrados nos mecanismos de pesquisa, como também a compra.

Clique aqui e veja como vender mais no Google Ads

O que são palavras-chave no Google Ads?

São os termos que o seu cliente em potencial usará ao pesquisar algo Google. Por você entender melhor: caso ele more no Rio de Janeiro e queira fazer um curso de inglês, ele pesquisará frases como “cursos de inglês no Rio de Janeiro”. O que ele quer achar (os cursos de inglês) e a localidade (Rio de Janeiro) são as palavras-chave da busca.

Como escolher as palavras-chave no Google Ads?

1) Tome ações como se fosse o cliente

Você se colocar no lugar de seu cliente é a primeira ação que precisa tomar, pois é ele quem vai trilhar a jornada de compra. Além disso, pense em palavras-chave que sejam focadas em sua marca ou produto.

Portanto, analise bem as palavras-chave e frases que caracterizam o seu produto ou serviço e veja quais são os termos que o seu cliente digitará no buscador para encontrar o produto ou serviço que a sua empresa tem a oferecer.

Uma outra dica, caso você tenha dificuldades nessa etapa, é colocar algumas palavras-chave no buscador do Google. A plataforma vai sugerir algumas frases que são muito buscadas pelos usuários. Caso alguma faça sentido para o seu serviço, não deixe de colocá-la em suas anotações.

Saiba como fazer a integridade do feed de produtos no google shopping

2) Aproveite o planejador de palavras-chave no Google Ads

O planejador de palavras-chave no Google Ads vai te ajudar muito

Depois de identificar essas palavras principais, coloque-as dentro do planejador do Google Ads. Logo depois, a ferramenta irá mostrar a você várias palavras relacionadas e que também são buscadas pelos usuários no Google. Dessa forma, será possível ampliar a quantidade de termos que serão utilizados dentro das campanhas,

As palavras-chave que foram escolhidas no item anterior, você irá utilizar nesse momento. Vá na opção “Planejador de Palavras-Chave”,  selecione a opção “Encontrar palavras-chave” e em seguida, uma a uma, separe-as por vírgulas. No final, aperte o Enter.

Depois, vá em “Começar” e, dessa forma, o Google trará várias palavras relacionadas, além de informações sobre elas. Você precisará verificar se logo acima do menu “Ideias de Palavras-chave” as definições de locais e idioma estão marcadas como Brasil e Português, respectivamente. Caso não esteja, configure para a forma correta.

Após esse processo, você verá:

  • quais as tendências do volume de pesquisa de cada-palavra chave, incluindo variações;
  • a lista de palavras-chave por relevância;
  • quanto é a média de pesquisas mensais para cada uma delas;
  • o nível de concorrência. Se for alta, tem a indicação de que existem vários anunciantes disputando posição para aquela palavra-chave.
  • menores valores de lance na parte superior da página. Essa é a média do valor mínimo que os anunciantes pagam para aparecer na parte superior da página.
  • os maiores valores de lance na parte superior da página. Neste caso, aparece o oposto: refere-se ao valor máximo para as posições mais destacadas. Os valores de lances exibidos variam muito segundo fatores diversos, podendo ser distantes de um dia para o outro.

3) Use palavras-chaves específicas 

Através da plataforma de anúncios do Google, é possível fazer campanhas direcionadas apenas para o público que deseja que veja o seu anúncio. Esse trabalho específico deve ser mantido durante a escolha das palavras-chave no Google Ads, porque ela vai garantir que você não gaste o seu investimento financeiro com cliques de gente que não está de fato interessada em seu produto ou serviço

Se você usar palavras-chave muito abrangentes ou que fogem muito da área do seu negócio, você vai acabar perdendo dinheiro. Então, seja objetivo. Um exemplo seria em um e-commerce de roupas usando palavras-chave como “camisas”, “blusas” ou “camisetas”.

Para evitar que a sua campanha seja mal sucedida, utilize termos descritivos como “camisa feminina” e “camisa masculino”. Caso a camisa for de uma marca famosa, use palavras-chave, como em “camisa feminina Reserva”.

Veja quais são as tendências do marketing digital em 2022

4) Use Palavras-Chave no Google Ads que sejam Negativas

Elas são aquelas que se o usuário digitá-las na busca do Google, com toda a certeza, o seu anúncio não aparecerá. A dica é adicionar para cada palavra-chave positiva pelo menos 10 negativas.

É necessário fazer isso porque muitas vezes  você precisa descobrir mais para quem você não deve anunciar do que para quem você quer anunciar. É uma garantia de que você não vai perder dinheiro.

Exclua as palavras que com certeza que não devam aparecer. Por isso, pesquise e analise com muito critério quais são os resultados do planejador do Google. A dica é incluir, no mínimo, de 50 a 80 palavras-chave negativas em suas campanhas.

Existem campanhas que podem chegar à casa das centenas de termos positivos para milhares negativos. Ao chegar nesse nível, o seu anúncio só aparecerá para quem está pesquisando pelo seu produto ou serviço. Assim, é possível conseguir uma alta taxa de conversão, ou seja, vai conseguir vender muito pelo Google.

5) Fique atento à intenção da busca

Não cometa o erro de achar que quanto mais palavras-chave no Google Ads, melhor. É possível atingir muitas pessoas com o seu anúncio, porém, não quer dizer que os usuários terão interesse por ele. O uso das palavras-chave no Google Ads deve estar alinhado com a intenção de busca do seu público-alvo

Se você tem um escritório de advocacia previdenciária, por exemplo, e quer atrair novos pacientes, o ideal é utilizar “escritório de advocacia previdenciária” ou “advogado previdenciário” e não “como ser um advogado previdenciário”.

Portanto, se acabar usando um número excessivo de palavras-chaves, você corre grandes riscos de ser amplo demais. Embora não exista um número certo para o número ideal de palavras-chave no Google Ads, escolha e cadastre aquelas que têm sentido para o seu objetivo.

Quer aumentar os ganhos do seu negócio e saber como usar as palavras-chave no Google Ads em 2022? Clique aqui, fale comigo pelo WhatsApp

Veja como anunciar no TikTok Ads

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais
artigos

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba meus novos materiais gratuitos semanalmente!