Como anunciar no YouTube

DATA

Anunciar no YouTube pode gerar grandes retornos
Anunciar no YouTube pode gerar grandes retornos

Anunciar no YouTube é muito importante porque essa plataforma de vídeos é a mais popular no mundo neste quesito.

No Brasil, milhões de pessoas acessam o site diariamente em busca de músicas, diversão e aprendizado. Se você ainda não o usa em sua estratégia de marketing, está perdendo grandes oportunidades.

Para te ajudar a anunciar no YouTube, no artigo de hoje, eu separei algumas dicas de como você pode colocar a sua publicidade paga na plataforma.

Clique aqui e descubra como vender mais no Google Ads

Motivos para anunciar no YouTube

Todos os públicos estão nele

O site recebe mais de 2 bilhões de usuários mensalmente em busca de conteúdos variados, que consomem mais de 1 bilhão de horas de conteúdo por dia.

De acordo com dados da própria plataforma, no Brasil 80% dos usuários da internet consomem conteúdo diariamente.

Os vídeos são uma tendência

Um estudo realizado pela Cisco chegou à projeção de que o conteúdo em vídeo será 82% de todo o tráfego da internet. Ou seja, vale a pena anunciar no YouTube porque a tendência é que essa rede siga em pleno crescimento.

Conheça os benefícios do Taboola Ads

O YouTube é uma grande plataforma de tráfego

Hoje, a plataforma é o segundo maior buscador na Internet e o segundo site mais acessado do mundo. Ela perde apenas para o Google.

Isso indica que, quando as pessoas querem se informar ou aprender algo, o YouTube é um dos primeiros destinos em que elas vão.

Além disso, o Google também mostra vídeos do YouTube em uma posição privilegiada quando aparecem os resultados da sua página de buscas.

Formas de anunciar no YouTube

1) In-stream puláveis

São os anúncios em formato de vídeos puláveis que podem ser exibidos antes, durante ou depois de um vídeo. Possuem esse nome porque depois de cinco segundos, o espectador pode parar com a reprodução e ver o conteúdo que estava assistindo, caso não se interesse pela publicidade.

2) Anúncios in-stream não-puláveis

A exibição acontece antes, durante ou depois do vídeo que o espectador quer assistir. Contudo, ele não pode ser ignorado, pois há uma obrigatoriedade para assisti-lo até o fim.

Ele foi pensado com o objetivo de alcance e aumento do reconhecimento de marca. Sua duração é de até 15 segundos e o pagamento é feito sobre impressões, segundo o CPM desejado.

Veja nove dicas para aumentar as suas vendas

3)Bumper ads

Aparecem antes de um vídeo começar e não podem ser saltados pelo espectador. Ele tem apenas seis segundos de duração, portanto, a mensagem precisa ser objetiva e encantadora

4) Masthead

Ele aparece na parte superior da home da plataforma. É uma ótima opção porque os usuários começam a pesquisar por algum conteúdo na página inicial, então, os vídeos inserido nessa categoria serão os primeiros a serem exibidos.

5) Anúncios de video discovery

Ficam posicionados em locais de descoberta na plataforma, como na página inicial, na lista de resultados de pesquisa e nos vídeos relacionados.

6) Anúncios out-stream

São exibidos apenas em dispositivos móveis e fora do YouTube. Portanto, os anúncios vão aparecer somente em sites ou aplicativos parceiros do Google.

Em sites, são exibidos em banners e em aplicativos ganham vários formatos, como os nativos, intersticiais, banners, em formato retrato ou tela cheia.

Veja como anunciar no Pinterest Ads

Como anunciar no YouTube?

1) Acesse o Google Ads

O primeiro passo é acessar o Google Ads e fazer o seu login, pois o YouTube pertence ao Google. Caso não tenha cadastro, faça seguindo os passos sugeridos pelo site.

Acesso ao Google Ads
Acesso ao Google Ads

2) Crie uma nova campanha

Para criar uma campanha de anúncios, clique no botão de “+” (em azul à esquerda). Depois, vá em “Nova campanha”.

O segundo passo é criar uma campanha
O segundo passo é criar uma campanha

3) Diga qual é o objetivo de seu anúncio

Ao passar o cursor sobre cada objetivo e deixá-lo parado, você pode ver quais canais eles serão desenvolvidos. Os objetivos que não são possíveis de anunciar no YouTube são “Promoções de app” e “Visitas a lojas e locais de produção”.

Caso pretenda fazer anúncios de visualização, você precisará inserir que o objetivo da campanha é dar acesso à Rede de Display do Google. Já se forem anúncios ignoráveis, não ignoráveis, de sobreposição, breves ou cartões patrocinados, os objetivos precisam dar acesso a vídeos.

O terceiro passo é colocar os objetivos da campanha
O terceiro passo é colocar os objetivos da campanha

4) Diga onde o anúncio será exibido

Eu selecionei o objetivo de “Alcance e reconhecimento de marca” para poder exemplificar. Depois, optei por “Vídeo”.

O quarto passo é dizer onde o anúncio será exibido
O quarto passo é dizer onde o anúncio será exibido

 

Ainda será preciso colocar mais inform,ações
Ainda será preciso colocar mais informações

5) Coloque as configurações da campanha

Agora, dê um nome à sua campanha para que você saiba o que é ao acompanhar a performance. Em seguida, diga qual é a estratégia de lances, ou seja, a maneira que deseja pagar pelo anúncio.

Depois, diga quais são as datas de início e fim da exibição do anúncio, o orçamento, onde ele deve aparecer, os países e idiomas.

O último passo é selecionar onde você não gostaria que o seu vídeo fosse exibido.

Novos passos da campanha
Novos passos da campanha

6) Selecione as características de seus anúncios

O penúltimo passo é sobre configurações de público. Agora, você selecionará informações demográficas como idade, sexo e faixa de renda.

Em seguida, insira os interesses do público-alvo, quais são os temas associados ao seu anúncio e em que canais o conteúdo será exibido. Por fim, defina o lance de CPM/CPV que você deseja para o grupo de anúncios.

 

O penúltimo passo é inserir as características do anúncio
O penúltimo passo é inserir as características do anúncio

7) Faça o upload do arquivo

Agora, é a parte mais simples. Faça o upload do criativo para o YouTube e antes de publicar a campanha, lembre-se de adicionar os links, botões de CTA e outras informações necessárias.

Fazer upload do arquivo é a última parte
Fazer upload do arquivo é a última parte

 

Como encontrar alguém que saiba anunciar no YouTube?

Quer anunciar no YouTube e utilizá-lo em sua estratégia de marketing? Clique aqui, fale comigo pelo WhatsApp

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais
artigos

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba meus novos materiais gratuitos semanalmente!