Tudo sobre o uso de UTM

DATA

UTM é uma ótima forma de ajudar na estratégia de marketing

É possível que o Google Analyctis dê mais detalhes sobre o tráfego de seu site através de uma ferramenta chamada UTM.

Através dela, você pode ver quantos cliques a sua campanha recebeu em um link específico ou quantas pessoas adquiriram um produto a partir de um anúncio nas redes sociais.

No artigo de hoje, você entenderá como uma UTM pode ajudar o seu negócio e como ela pode ser utilizada para análise e aumento de vendas em sua empresa.

Veja também as principais tendências do e-commerce para 2022

O que são parâmetros de UTM?

A UTM (Urchin Tracking Module) serve para encontrar a origem do tráfego do seu site.  Ela possui identificadores que marcam o local onde o link foi publicado, qual é o conteúdo e qual a campanha está vinculada a ele.

Por que usar UTM em sua empresa?

Como foi falado anteriormente, a UTM identifica a origem do tráfego para o seu site. Por exemplo, se você fizer mais de um anúncio para vender o mesmo produto, será possível analisar a performance em cada um.

Também é possível fazer o mesmo ao colocar o mesmo anúncio em mídias sociais diferentes. Portanto, é uma boa opção para saber qual o canal gera mais resultados.

Assim, é possível saber quais são os anúncios que proporcionam mais e menos vendas. Ao ter esses dados em mãos, você poderá investir no que gera mais resultados ou modificar ou tirar do ar campanhas de baixo impacto para os seus negócios.

Formas de utilizar uma UTM

Agora que você sabe o que é uma UTM, veja alguns exemplos de como utilizá-las.

1) Avaliação do ROI das redes sociais

A UTM ajuda você a medir os seus resultados de campanhas nas redes sociais.  Ao adicionar um código de UTM aos seus links de mídias sociais, você poderá ver as postagens que tiveram maior e menor eficácia.

Com esses dados, será possível otimizar as próximas campanhas e mensurar o ROI dos anúncios em suas redes sociais.

Ao ter esses números, você poderá escolher em qual mídia social investir mais esforços, quais posts podem voltar ao ar e quais precisam ser otimizados ou modificados.

2) Acompanhamento do desempenho do e-mail

Para saber qual o e-mail trouxe mais conversões ou visitantes, é só inserir uma UTM aos seus links. Adicione tags UTM ao seu URL em qualquer e-mail e obtenha informações sobre o desempenho da campanha.

Use sua plataforma de disparo de e-mails e crie alguma campanha que faça sentido para o seu negócio, como uma “newsletter” ou “venda_de_verão”.

Por fim, utilize a tag de conteúdo se você quiser descobrir em qual botão ou link que o clique foi feito em seu e-mail.

3. Análise o resultado de suas CTAS

Outra forma de usar a UTM no seu negócio é saber qual CTA (Chamada para Ação) gera mais resultados em seu site ou campanha.

Vários sites possuem diversos botões de CTA ou links que levam a uma página de conversão. Ao utilizar uma UTM, você poderá ver qual deles tem um melhor desempenho para melhorar a estrutura do seu site.

Como criar uma UTM no Google Analyctis?

Há duas maneiras de criar: digitação manual ou usar uma ferramenta de criação de URL.

De forma manual existe o risco dos códigos UTM ficarem muito longos ou existir algum erro. Consequentemente, haverá um erro no rastreamento e os dados não será organizados corretamente.

Se você utiliza o WordPress para o seu site, é recomendável o uso MonsterInsights, uma ótima ferramenta do Google Analytics. Ela possibilita a criação de códigos UTM de forma rápida e sem erros.

Ao utilizar o construtor de URLs de campanha, insira os campos obrigatórios e copie o URL personalizado que ele irá criar.

Se você criar uma campanha para a Black Friday,por exemplo, faça os seguintes passos.

Fonte: Monster Insights

Em seguida, será construída uma URL automaticamente para você.

Fonte: Monster Insights

Como ver os relatórios de UTM do Google Analyctis?

É simples. Vá em Aquisição, depois em Campanhas e em seguida em Todas as Campanhas. Nesta opção, você poderá ver o desempenho de todas as suas campanhas.

Após clicar em alguma campanha especifica, ela será dividida em Origem/Mídia para que você veja as origens de todos os links de sua campanha.

Ainda no Google Analyctis, vá em Aquisição e depois em Aquisição de Tráfego. Logo depois, vá na lista suspensa para alterar a dimensão da campanha.

Então, você poderá ver o que melhor performou em sua campanha.

Quer aumentar os ganhos do seu negócio em 2022 através do tráfego pago? Clique aqui, fale comigo pelo WhatsApp

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais
artigos

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba meus novos materiais gratuitos semanalmente!