matheuscaetano.com

As tendências do marketing digital em 2022

DATA

Veja as tendências do Marketing Digital em 2022

O Marketing Digital veio para ficar. Só no primeiro trimestre de 2021, as compras no e-commerce aumentaram em quase 60% quando comparadas com o mesmo período do ano passado.

A forma de consumir dos brasileiros mudou nos últimos meses, então, é importante estar atento às principais tendências do Marketing Digital em 2022 para aumentar o número de clientes e vender mais pela internet.

Para ajudar você a vender mais em 2022, separei uma lista com as principais tendências do Marketing Digital para o próximo ano.

As principais tendências do Marketing Digital em 2022

1) Fazer anúncios em redes sociais

Quem nunca recebeu o anúncio de algum produto nas redes sociais? Isso porque as marcas estão utilizando-as para fazer divulgação.

De acordo com um estudo da Emplifi, em 2021, houve um aumento de quase 50% de anúncios no Facebook ao se comparar com o ano anterior.

2) A chegada do Metaverso

Nos últimos meses, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou a chegada do Metaverso, que é um espaço virtual onde várias pessoas poderão interagir entre si e com objetivos digitais.

A redes sociais possibilitam fazer uma série de ações, mas todas a partir de uma tela 2D.

Com o Metaverso será diferente, pois cada usuário da internet terá a oportunidade de fazer conexões online de forma mais profunda.

Estima-se que em cinco anos o Facebook deixará de ser uma empresa de rede social para se tornar uma companhia de metaverso. Portanto, durante esse processo, novos negócios surgirão e muitas empresas precisarão se adaptar às novidades.

3) Fazer compras pelo TikTok, Twitter e Pinterest

Outras redes sociais, além do Facebook e Instagram, começaram a se movimentar para usar as suas plataformas como vitrines de anúncio de produtos. Quem entrou nesse meio foi o TikTok, Twitter e Pinterest.

Neste ano, o TikTok anunciou o TikTok for Business para que as empresas anunciem os seus produtos na plataforma.

Além disso, o Twitter iniciou um teste nos Estados Unidos para que os usuários do país façam compras pela rede social através do módulo Shopping.

O Pinterest que iniciou a possibilidade de se fazer anúncios em sua plataforma, também incluiu a opção de compras.

4) O Inbound Marketing como estratégia para atrair clientes.

O Inbound Marketing é uma estratégia de Marketing para atrair clientes de forma mais eficaz e figura entre as principais tendências do marketing digital em 2022.

Ela cria o desejo em potenciais clientes para que eles comprem o produto ou o serviço oferecido.

Essa estratégia pode ser utilizada em blogs, posts de redes sociais ou até através do tráfego pago. É uma ótima forma de trazer visibilidade ao seu negócio.

5) E-mail Marketing focado em eventos

Uma das técnicas muito eficazes usadas em e-mails marketing é a implementação de fluxos de trabalho no processo de aquisição ou fidelização de clientes.

Geralmente, workflows são usados quando os usuários cumprem alguns requisitos para em seguida entrar em um fluxo.

Os possíveis clientes recebem comunicações adaptadas às suas características e assim é possível vender de forma mais personalizada.

Essa técnica começou a ser muito utilizada na realização de eventos de diversas marcas ou lançamentos de infoprodutos.

Nessa estratégia, os workflows tem como ponto principal levar as pessoas a participar desse evento através do envio de comunicações.

Por exemplo, se uma empresa organizar um webinar, as pessoas que demonstraram interesse no evento receberão comunicações antes e depois dele para fortalecer e garantir a comunicação.

6) Google Web Stories

Outra tendência do Marketing Digital em 2022 é  o Google Web Stories.

Recentemente, o Google introduziu o uso de stories em sua plataforma.

Ele possibilita a criação e o consumo de conteúdos e gera conexão com os usuários. Será mais uma forma de atrair público e vender.

7) Anúncios criativos

O público tem se tornado muito exigente com o conteúdo que está consumindo. Por isso, as marcas precisarão ser mais criativas para anunciar e divulgar produtos.

Os vídeos curtos se tornaram uma grande tendência nesse meio, pois isso, invista nesse tipo de conteúdo para vender mais e conquistar novos clientes no próximo ano.

8) Re-Comerce

As plataformas de revenda estarão em alta em 2022. De acordo com a OLX, 39% dos brasileiros já compraram alguma coisa na internet e a expectativa é que esse número aumente.

Plataformas de revenda ou de dropshipping estão em processo de aceleração e são ótimas formas de vender na internet.

É bom destacar que não basta apenas colocar produtos nessa plataforma, é preciso também investir em estratégias do marketing digital, como o tráfego pago, que é capaz de entregar um anúncio para um público maior e que demonstrou interesse por seu serviço ou produto.

9) Uso da inteligência artificial

Por causa de sua acessibilidade, a inteligência artificial está sendo utilizada por muitas empresas.

Essa tecnologia está sendo aprimorada para oferecer um serviço mais humanizado e personalizado para os clientes.

Hoje, os bots mostraram que são uma opção muito interessante para automação e interação direcionada ao consumidor.

10) Mercado live stream

Uma tendência que começou na pandemia, será uma grande aposta para o ano de 2022.

Ela consiste em lives nas redes sociais com especialistas, formadores de opinião ou famosos falando sobre algum produto ou tema.

Nos últimos dois anos, ficou muito visível que as redes sociais se tornaram um ótimo espaço para criar relacionamento e interatividade entre clientes e empresas, como também um excelente lugar para prospectar clientes e fazer vendas.

O Facebook e Instagram entenderam isso e criaram o Marketplace e o Instagram Shopping que estão ganhando um número maior de adeptos.

Como ter resultados com essas tendências do Marketing Digital em 2022?

Conhecer as tendências do marketing digital não basta. Para ter resultados no próximo ano, é necessário investir em tráfego pago, conforme alertei no início.

É necessário um bom texto, uma imagem chamativa e fazer a estratégia correta. Somente os bons profissionais de tráfego pago podem colaborar para que você tenha ótimos resultados.

Clique aqui e fale comigo pelo WhatsApp. Descubra como alcançar resultados incríveis nas redes sociais.

Veja também as tendências do e-commerce em 2022

Mais
artigos